sábado, 21 de janeiro de 2012

As Noticias


Primeira dama de Toritama sofre acidente

Chovia muito forte, por volta das 15h00min desta sexta feira (20), quando aconteceu um acidente com o veículo caminhoneta, conduzido pela Sra. Maria Teresa, esposa do Prefeito Flávio Lima de Toritama, na BR 104 próximo ao Lampião, após uma possível derrapagem na pista molhada, segundo testemunha, o carro que estava no sentido Caruaru/Toritama, virou e em seguida, ficou em cima da proteção da estrada, no lado contrário. 

A vítima sofreu apenas escoriações e reclamava de dores na cabeça, porém estava lúcida. Alguns amigos de Toritama, Caruaru e Taquaritinga que chegaram ao local, chamaram o SAMU e informaram a Polícia Rodoviária.

Com a chegada do socorro, a vítima foi conduzida para a Casa de Saúde Santa Efigênia, em Caruaru, onde está em observação e passa bem.

SEXTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2012

Mais ações da Prefeitura do Brejo da Madre de Deus

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus vem se preocupando em dar mais segurança aos nossos motoristas de lotação, os chamados toyoteiros. Além de incentivar a recriarem a associação, regularizar a categoria e cadastrar todos os veículos. O próximo passo agora é fornecer as placas vermelhas para os loteiros que trabalham em nosso município. O projeto já foi encaminhado à Câmara e agora aguarda a votação, a previsão é que a reunião aconteça no próximo dia 23 de janeiro. 

Nesta quarta-feira, 18 de janeiro, aconteceu à primeira reunião para definir a infra estrutura da Paixão de Cristo 2012. Estiveram presentes os representantes do Governo do Estado, Policia Rodoviária Estadual, Policia Civil Policia Militar, Bombeiros, Compesa, Celpe, todos os secretários Municipais e outros envolvidos neste que é o terceiro maior evento do Estado de Pernambuco e um dos maiores do país.
Entre as grandes novidades para 2012 teremos a modificação na entrada dos espectadores no teatro. Antes feita pela lateral, será feita na parte frontal do teatro, esta alteração fará com que a Arena da Paixão tenha muito mais importância. 

Além de preparar o futuro de nosso Município, também não descuidamos do passado histórico de nossa cidade. Brejo da Madre de Deus é um dos Municípios mais antigos do Estado de Pernambuco e referencia para vários estudos. O fato de ser uma das comarcas mais antigas do Estado e de ser uma das primeiras freguesias faz com que nosso Município tenha um acervo muito grande documentos históricos. Encontramos, por exemplo, processos relatando casos de escravos do século XIX, cartas, fotos, manuscritos e outros impressos que agora terão um lugar apropriado para acomodá-los. Bem conservados, os registros de nossa história poderão durar muito mais.

Estamos preparando Brejo da Madre de Deus para o futuro. Durante algum tempo estivemos conversando com pesquisadores e especialistas sobre que tipo de atividade poderíamos desenvolver. Identificamos as atividades de oficinas auto-mecânicas, confecção de bolsas, confecção de roupas e beneficiamento de produtos agrícolas para fazer doces, por exemplo.

Uma equipe de técnicas da AD DIPER, agencia estadual de incentivo ao desenvolvimento do estado visitaram o município em breve para averiguar este potencial e dizer de que forma o Estado pode ajudar o Município.

Além disso a Prefeitura encaminhou Projeto de Lei à Câmara de Vereadores para criar um parque industrial. Um espaço que será dotado de toda a infraestrutura para receber fábricas, de inicio as oficinas automotivas, mas em breve nos habilitaremos para receber empresas maiores e assim gerar mais empregos e renda em nosso Município.


Professora foi assassinada com 2 tiros próximo a Fazenda Nova

Segundo informações da polícia civil, por volta das 07h00min desta sexta feira (20), Aura Lúcia Limeira, 44 anos, professora, residente na Rua Antônio Pedro da Silva em Fazenda Nova em Brejo da Madre de Deus, estava se dirigindo para a casa da mãe que fica no Sítio Poços, zona rural de Caruaru, quando foi baleada por dois elementos não identificados que se aproximaram em uma moto.

Testemunhas contam que viram o corpo de Aura no chão e acharam que ela tinha sido atropelada. Gilberto da Silva Santos é primo da vítima e conta que fez o socorro, mas Áuria chegou ao hospital sem vida.

“Eu estava indo para Caruaru quando vi duas pessoas paradas e próximo a elas estava uma mulher no chão, elas contaram que era a minha prima e que um motoqueiro tinha atropelado. Rapidamente a coloquei no carro e fui para o hospital do Brejo, mas o médico quando a examinou constatou que ela já estava morta, tinha levado dois tiros” contou Gilberto.

Segundo familiares a vítima era pacata e não teve desentendimento com ninguém o que deixa todos ainda mais inconformados, eles informaram ainda que a professora estava fora de sala de aula há dois anos e que durante anos ensinava em uma escola pública na vila de Riacho Doce zona rural de Caruaru.

A polícia Civil fez a ouvida das testemunhas e está investigando o caso, o delegado Júlio Porto, descartou a hipótese de latrocínio.


Escola Raízes e Asas traz cursinho pré-vestibular

Você sonha em passar no vestibular? Então não fique só no sonho, seja Fera, seja Escola Raízes e Asas, com 100% de aprovação nos principais vestibulares da região. Temos a melhor escola de ensino médio da cidade com professores qualificados, acompanhamento psicopedagógico, laboratório de informática, livro didático gratuito e preços acessíveis.

E agora trazendo para o Brejo da Madre de Deus o primeiro cursinho pré-vestibular, com aulas presenciais.
Não fique de fora, as vagas são limitadas, faça já a sua matricula, para outras informações ligue 3747-1410.

Escola Raízes e Asas, excelência e competência rumo a Universidade!


QUINTA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2012

Grave acidente na PE-145 em Brejo da Madre de Deus

Um grave acidente aconteceu por volta das 9h e 30min desta quinta feira (19), na PE-145 próximo ao Trevo da entrada do Brejo da Madre de Deus.

Um caminhão pipa de cor verde e placas 
KKL 0708 saiu sentido Fazenda Nova e bateu em duas Toyotas pick-ups uma de cor branca placas KFK 8079 e outra de cor azul de placas KFQ 6721 que segundo o condutor do caminhão, estavam ambas paradas no meio da pista.

A batida foi tão forte que arremessou as Toyotas para as ribanceiras, uma para cada lado. Não houve vítima fatal e os feridos foram socorridos para o hospital José Carlos de Santana em Brejo da Madre de Deus. Os ocupantes das Toyotas, três na branca e dois na azul, fizeram exames e foram medicados.

O motorista do caminhão disse que nada pode fazer para evitar a colisão.

"Eu fui surpreendido, quando cheguei na curva estavam as duas Toyotas paradas, uma estava dando ré, parece que para conversar com o outro da Toyota, eu não tive o que fazer, um caminhão carregado e embalado não dá para frear rápido. Infelizmente aconteceu a colisão" disse o condutor do caminhão que não teve ferimentos.

A pista ficou parcialmente interditada e o trânsito só voltou a fluir normalmente no início da tarde após a retirada dós veículos. O curioso é que todos os veículos envolvidos são do Distrito Fazenda Nova.

A policia militar registrou a ocorrência e o motorista do caminhão compareceu a delegacia para prestar esclarecimentos. 

O Progresso chega a Fazenda Nova

IMAGEM ILUSTRATIVA
Fernando Borges e Eugenio estarão colocando em pratica nos próximos meses em Fazenda Nova, um projeto de construção de um Centro Comercial na avenida principal.


Neste Centro Comercial serão construídas cinqüenta lojas, doze chalés e uma praça de alimentação.

O Centro Comercial será construído no lugar do antigo hotel Butijinha e vai proporcionar quinhentos empregos diretos e indiretos.

Alguns comerciantes já estão fazendo suas reservas, entre eles, um supermercado, uma academia, uma loja VIVO, varias lanchonetes, uma loja de material de construção entre outros.

O Hotel Butijinha esta fechado a mais de três anos e só funcionou até o ano de 2008, quando foi utilizado pela prefeitura, na administração de Roberto Asfora, como posto de saúde.


Eleições 2012: Administração pública já tem restrições

Ainda faltam pouco mais de 9 meses para as eleições municipais, mas já a partir de janeiro, a administração pública está proibida de realizar a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios aos cidadãos. A restrição está prevista em resolução do Tribunal Superior Eleitoral, que estabelece as condutas que são vedadas aos agentes públicos antes do pleito de 2012.

O advogado especialista em direito eleitoral Antônio Augusto Maia dos Santos, explica que somente pode estar em vigor ao logo deste ano, programas ou projetos com esse caráter que tenham sido aprovados com bastante antecedência. Assim, nenhuma ação que seja nova ou prevista especificamente para 2012 pode acontecer.
“É recomendável que isso tenha sido incluído lá no plano anual com uma boa antecedência, para que se descaracterize toda e qualquer, ato de casuísmo, de beneficio, tudo aquilo que fosse oportunista, objetivando acima de tudo manter aquele critério de probidade e isonomia entre as candidaturas” contou Antônio Augusto Maia.

Ainda nesses casos o Ministério Público eleitoral pode acompanhar a execução administrativa e financeira das ações. Pelo dispositivo, a distribuição gratuita de bens, valores e benefícios aos cidadãos em ano eleitoral, só é permitira excepcionalmente em casos de calamidade pública ou de estado de emergência.

A legislação também proíbe programas sociais executados por entidades que estejam vinculadas a possíveis candidatos em 2012. Publicidade institucional também está proibida entre o dia 7 de julho até o dia da votação, exceto em caso de grave e urgente necessidade publica, e com autorização da Justiça Eleitoral, mas mesmo antes desta data, as despesas com publicidade não pode exceder a média dos gastos nos três anos que antecedem o pleito ou do ultimo ano imediatamente anterior a eleição, sempre prevalecendo o valor menor.

Campeonato Pernambucano (2ª rodada)

Nesta quarta feira (18) 5 jogos abriram a 2ª rodada do Campeonato Pernambucano de Futebol.

Central 1 x 1  Araripina
Salgueiro-PE 2 x 0 Santa Cruz
Serra Talhada 4 x 0 Ypiranga-PE
Belo Jardim 0 x 2 Porto-PE
Náutico 2 x 0 Petrolina

CLASSIFICAÇÃO

1º Serra Talhada 6 pontos
2º Náutico 6 pontos
3º Petrolina 3 pontos
4º Salgueiro-PE 3 pontos
5º Porto-PE 3 pontos
6º Santa Cruz 3 pontos
7º Ypiranga-PE 3 pontos
8º Araripina 2 pontos
9º Sport 1 pontos
10º Central 1 pontos
11º Belo Jardim 0 ponto
12º América-PE 0 ponto

Nesta quinta (19) o Sport completa a rodada jogando em casa contra o América, o jogo será as 20h.

Aprovado projeto de lei que regulamenta parque de diversões em Brejo


Foi aprovado na ultima reunião da Câmara Municipal de Brejo da Madre de Deus, projeto de lei dos vereadores Carga Pesada e Hilário, que obriga a prefeitura do Brejo fiscalizar os parques de diversões montados na cidade.

Este projeto exige que os parques, barracas, tendas eletrônicas, palcos e som para bandas e outros, tenham o laudo do Corpo de Bombeiros e da CELPE para receber o alvará de funcionamento da prefeitura.

Este projeto foi apresentado por Carga Pesada, o ano passado, mais como o Vereador Hilário, também preparou um com o mesmo objetivo, em comum acordo, os dois vereadores aproveitaram o que tinha de melhor em cada um dos projetos e apresentaram apenas um com mais subsídios.

Carga Pesada disse que: “Não podemos mais ver crianças morrendo eletrocutadas, como aconteceu em São Domingos, este projeto vai evitar muitos acidentes em festas do nosso município”.


QUARTA-FEIRA, 18 DE JANEIRO DE 2012

Deputados se reúnem com PT de Santa Cruz do Capibaribe

Na noite desta quarta-feira (17), os deputados Edson Vieira (PSDB) e Diogo Moraes (PSB) se reuniram na sede da UESCC (União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe), com membros do PT (Partido dos Trabalhadores) santa-cruzense. 

Estiveram presentes na reunião filiados do PT, membros da UESCC, conselheiros tutelares, pré-candidatos a vereador e o vereador Afrânio Marques (PDT). A aliança entre Edson Vieira e Diogo Moraes foi bem avaliada pela maioria deles, que destacaram a necessidade de priorizar Santa Cruz do Capibaribe e não alas políticas. 

Os deputados responderam questionamentos sobre temas como educação, economia, saúde, gestão pública, política e as possíveis afinidades e relações entre PT, PSDB e PSB. 

O deputado Edson Vieira avalia o encontro como positivo: “foi um momento importante para ouvir o PT e de ser ouvido pelo partido” disse. Para ele, foi o primeiro passo de uma futura junção de idéias. Vieira e Moraes foram convidados para participar de outros movimentos do Partido dos Trabalhadores e confirmaram presença.

Polícia descobre desmanche de carros em Caruaru

O Núcleo de Inteligência do Agreste (NIA) e a Equipe de Operações Malhas da Lei do 4º BPM descobriu na manhã desta quarta-feira (18), dois galpões na Avenida Leão Dourado, onde eram feitos desmanches de carros em Caruaru, no Agreste pernambucano.

Foram presos dois homens que estavam no local. De acordo com as informações do repórter policial da Rádio Liberdade, Adielson Galvão, peças e veículos de luxo foram encontrados em perfeito estado. O proprietário da oficina e o filho foram encaminhados para a delegacia para prestar esclarecimentos.


Prefeitura do Brejo em Ação


Começamos a reforma do Centro de Saúde!
Pensando no melhor atendimento e conforto da minha querida população, iniciamos a reforma do centro de saúde Jerônimo Tavares. As estrutura antiga do prédio, que não passam por obras há bastante tempo, muitas vezes impossibilitavam um atendimento qualificado.

Será um novo imóvel bem maior e com melhores instalações. A nova unidade vai oferecer 01 Central de regulação com recepção, 01 sala da coordenação e reunião, farmácia com deposito de medicamentos, sala de vacina com recepção e PNI, 03 consultórios, 01 sala de imagem, 01 consultório odontológico, 01 sala de procedimentos, bateria sanitária com 01 para deficientes, 01 para homens e 01 para mulheres e crianças, 01 recepção para atendimento geral com sala de espera e ambientes de circulação. Nas dependências do pavimento superior: Copa e cozinha, bateria sanitária para funcionários, 05 salas administrativa e 01 hall de acesso.
Vejam abaixo a maquete de como ficará o novo Centro de Saúde


 Quadra poliesportiva de Fazenda Nova 
Cuidando de nossa gente com amor, é o que me faz ter a alegria de ver essa obra no querido distrito de Fazenda Nova, onde teremos com grande êxito a promoção de esportes em nosso município. Obra que nós começamos, está em andamento e com certeza e a graça de Deus, inauguraremos em breve.

Trabalho, competência e compromisso com o povo nós temos, e é isso que nos mostra que estamos a cada dia que se passa no caminho certo. Quando visito essas obras, sou parado e muita gente que não acreditava mais que essa quadra poderia ser definitivamente construída ou realidade em nosso distrito, dizem com grande alegria: "Mais o senhor prometeu na campanha e está cumprindo" E eu digo, todas as propostas feitas em campanha, estamos correndo atrás e tentando realizar para uma melhor qualidade da vida dos nossos conterrâneos.
 
Reunião com os funionários da saúde 
Estamos realizando vários trabalhos inovadores na saúde de nosso município, entre eles reuniões periódicas com os servidores da saúde. Hoje reunimos a equipe do PACs para novas orientações e assim continuaremos para diminuirmos cada vez mais os erros e continuarmos no rumo certo, com cada vez mais acertos.
 
Reforma do CEO a todo vapor 
O CEO do Brejo passa por uma reforma completa na sua estrutura para melhor acomodar e servir bem a nossa população.
Com o objetivo de continuar melhorando o nosso atendimento, a nossa gestão está em ritmo acelerado para cumprir nossas propostas para com o nosso povo. As reformas do CEO e consequentemente do Posto de Saúde (em breve) faz parte da melhoria na qualidade de vida, partindo da prevenção que é o melhor remédio.
Dessa forma estamos trabalhando para cuidar de nossa gente com amor, e a cima de tudo respeitando o usuário deste serviço que a partir de agora terá mais comodidade nas novas instalações.

Trotes no Samu Caruaru superam em 14% as chamadas de atendimento em 2012

Uma brincadeira de mau gosto vem atrapalhando o socorro às vítimas que precisam do serviço do SAMU Caruaru, no Agreste do estado. Trata-se do “trote”, considerado crime no código penal brasileiro e que por conta de brincadeiras deixam de ajudar a quem realmente precisa.

Os números são alarmantes uma vez que os trotes superam as chamadas de atendimento. O problema se agrava nesta época do ano, com as férias escolares. Para se ter uma ideia, a cada uma hora do dia, o Samu local registra um trote.

Do início do ano de 2012 até o último fim de semana foram 1.515 atendimentos contra 1.770 trotes. Ao longo de 2010 a lastimável história se repetiu: foram 28.322 atendimentos contra 35.908, uma superação de trotes de 21%.

“A partir do momento em que as linhas telefônicas são ocupadas por crianças, adolescentes ou até mesmos adultos para fazer esse tipo de brincadeira, informando algo que não existe, deixamos de realizar o atendimento a quem realmente precisa, sendo um prejuízo enorme”, ressaltou o gerente de atendimento do órgão, Paulo Henrique.

O crime que é confundido por muitos como uma brincadeira é mais praticado por crianças que não foram orientadas a usar o telefone 192 para casos de extrema necessidade. “Os pais precisam policiar seus filhos, uma vez que eles também serão responsabilizados pelos danos e prejuízos por eles causados”, salientou Paulo Henrique.


Comissão de Vereadores deve fazer visita ao hospital do Brejo

Foi aprovado na tarde de terça feira (17) na Câmara Municipal de Vereadores do Brejo da Madre de Deus, um requerimento do Vereador Carga Pesada, solicitando do Presidente da casa, Wagner Assunção, uma comissão de quatro Vereadores para apurar as denuncias feitas pelo blog Estação Noticias do abandono daquela unidade de saúde.

Carga Pesada solicitou no requerimento que esta comissão seja formada por dois Vereadores de cada bancada, segundo o líder da bancada de oposição, este requerimento foi para que os vereadores possam ver de perto os desmandos da administração e da secretaria de saúde do Brejo.

A data ainda não foi marcada, mais segundo Carga pesada, a visita tem que ser de surpresa para que a administração do hospital não faça uma maquilagem no mesmo para esperar a comissão.

PM combate atividade de moto-taxi em Belo Jardim

Os mototaxistas da cidade de Belo Jardim estão passando por um período de dor de cabeça. O motivo é a grande apreensão de motocicletas promovida pelo comando do 15º Batalhão de Polícia Militar no município.

Segundo informações, o número de motos apreendidas excede a casa de 150, sendo a grande maioria de pais de famílias que tiram o sustento da atividade de moto-taxi.

A população está revoltada com a brutalidade com que os mototaxistas são abordados. Quem não deve estar muito satisfeito com a ação da PM é o ex-deputado e candidato a prefeitura do município, Cintra Galvão. Isso porque o atual comandante da Polícia Militar na cidade é apadrinhado Galvão.


TERÇA-FEIRA, 17 DE JANEIRO DE 2012

Mais um erro no hospital do Brejo da Madre de Deus

A Senhora Maria Adilza Santana, promotora de eventos, residente em Brejo da Madre de Deus, em frente à prefeitura, compareceu ao Hospital Jose Carlos de Santana para retirar um sinal das costas, foi ai que começou seu martírio.

Adilza foi atendida por um enfermeiro que retirou o sinal, depois a mini-cirurgia infeccionou e Adilza sofreu muito.

Aconselhada a ir a um médico, Adilsa procurou por Dr. Rivaldo Cavalcanti, que ficou espantado com o que viu, estava infeccionado e saia muita secreção do ferimento, de imediato o médico encaminhou a paciente para um cirurgião, como a mesma foi informada que o profissional só viria no final do mês, Adilza foi aconselhada a ir para Caruaru.

Chegando ao Hospital da Santa Efigênia, o médico que atendeu a paciente também não acreditou que tivessem feito aquilo com ela no Hospital do Brejo e depois de medicá-la, informou que iria denunciar o Hospital Jose Carlos de Santana ao Conselho de Medicina.
Esta não é a primeira vez que o hospital do Brejo comete erros desta natureza, este fato aconteceu com Fonfom, como é mais conhecido, ele foi ao hospital porque tinha levado uma picada de um mosquito na cabeça e colocaram vaselina, foi pior, o ferimento infeccionou e ele teve que ir para Caruaru, além de outros casos.

Agora a Secretária de Saúde informou que vai demitir o enfermeiro, mais o que ela e o Prefeito têm que fazer é colocar médico no Hospital para que os enfermeiros não tenham que se desdobrar e fazer o que não compete a eles. Se tivesse médico a coisa seria diferente.
Ouça a entrevista com Adilza

Ambulância do SAMÚ do Brejo foi atingida por um ônibus no Recife

A ambulância do SAMÚ do Brejo da Madre de Deus estava voltando do IMIP por volta das 13h e 40min de segunda feira (16) no Recife, quando no semáforo entre as Avenidas Henrique Dias e Agamenon Magalhães e ambulância que estava parada foi atingida por um ônibus da empresa Itamaracá que saiu da parada de ônibus e por falta de atenção do motorista, acertou a ambulância que teve o retrovisor quebrado e a porta danificada do lado do motorista.

Ninguém ficou ferido e o IC e os agentes de trânsito registraram a ocorrência para tomarem as medidas cabíveis.


Escoteiros do Águia Dourada realizaram a 1º Excursão 2012

O Grupo Escoteiro Águia Dourada de Brejo da Madre de Deus-PE, esteve na lha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2012, foi uma maneira de reconhecer os escoteiros que foram aprovados nos estudos escolares (que passaram de ano). Foram três dias de muita alegria na casa do Chefe Baia. Nos dias 14 e 15 estivemos na casa da Globo Nordeste em frente ao Forte Orange, várias atividades esportivas, apresentações musicais, aulas de culinária e oficinas de reciclagem divertiram os escoteiros de nossa cidade.

No dia 14 o Grupo Escoteiro Águia Dourada foi convidado para participar do 1º Mutirão Escoteiro da Solidariedade que foi realizado no Forte de Pau Amarelo em Paulista, o Chefe Afonso Claudino levou cinco escoteiros para participar desta campanha foram no ônibus cedido para os escoteiros de Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Brejo da Madre de Deus. O evento teve o principal objetivo arrecadar POTES DE VIDRO COM TAMPA ROSCÁVEL PARA DOAÇÃO AO BANCO DE LEITE DO IMIP, e nós que fazemos parte do Águia Dourada iremos dar continuidade a esta campanha em nossa cidade.  

Agradecemos em primeiro lugar a Deus, pois sem Ele nada podemos fazer, aos pais que autorizaram a viagem de seus filhos e deram total confiança ao nosso trabalho, aos patrocinadores  e aos que compraram os nossos Calendários de 2012.  

A todos o nosso SEMPRE ALERTA!!!

Boa Notícia! Léo do PHN teve alta e está voltando para casa

O brejense Léo do PHN esteve internado em estado grave por quase um mês em um hospital no Recife e recebeu alta hoje, terça feira (17).

Ele vai passar 60 dias em casa para se recuperar melhor, e depois continuará os tratamentos, possivelmente ainda passará por  cirurgia.

A notícia enche de alegria familiares e amigos, Léo é uma pessoa muito querida na cidade e todos estavam torcendo e orando por sua recuperação.

Sucesso total na Festa de Santo Amaro 2012 em Taquaritinga do Norte

A Tradicional Festa de Santo Amaro em Taquaritinga do Norte chegou ao fim no último domingo (15), deixando muitas saudades e satisfeito o público presente. Foram 10 dias de muita animação, cultura, fé e união entre as famílias nortetaquaritinguenses que se reuniram durante este período na cidade, com a chegada dos filhos ausentes.

Mais uma vez o público superou todas as expectativas da organização, tanto na parte religiosa quanto na parte profana, principalmente nos dias 14 e 15 onde hotéis e pousadas ficaram lotados de pessoas que vieram prestigiar a festa e reencontrar amigos e familiares.

Na véspera da festa como já é tradição, aconteceu à procissão motorizada saindo da comunidade das Placas até a Matriz de Santo Amaro, com a participação de centenas de carros e motos onde na chegada foram abençoados pelo Bispo Diocesano Dom Bernardino Marchió. Em seguida foi celebrada a santa missa e a última novena do padroeiro Santo Amaro de 2012.

No dia da Festa (15), milhares de pessoas demonstraram sua fé acompanhando a tradicional procissão do padroeiro pelas principais ruas da cidade, onde era notória a devoção das pessoas pagando suas promessas ao Santo, vestidos de mortalha, carregando pedras na cabeça entre tantas outras provas de fé.

Finalizando a parte religiosa, uma missa campal foi celebrada em frente a Matriz e em seguida no palco principal da festa, milhares de pessoas conferiram o grande show do Padre Antônio Maria que encantou todos com sua simplicidade e carisma.

Em seguida o agito da parte profana tomou conta da Praça Central com grandes shows das Bandas Forró dos Firmas, Magníficos e Feras de Natal até o nascer do sol. Já no Polo Pé de Serra a animação ficou por conta das forrozeiras Socorro e Mazé, do Trio Capibaribe e Ivanildo do Forró com muito arrasta pé.

E assim encerrou a tradicional Festa de Santo Amaro 2012, um grandioso evento que trouxe um ótimo público, movimentou a economia local, alegria, e de um baixo custo para os cofres municipais. Resumindo: A Festa de Santo Amaro 2012 foi um sucesso e entrará para a História da Dália da Serra.  


Carro que seria rifado foi apreendido pela Polícia Militar em Caruaru

Um veículo que seria o prêmio de uma rifa foi apreendido na última sexta-feira (13), no parque 18 de maio, Centro de Caruaru-PE, depois que a PM constatou que o Chevette placa KGN 3989, de cor verde, seria produto de roubo. O promotor da rifa foi apresentado na DP para providências legais.


Por falta de insulina multa da Prefeitura do Brejo chega a 300 mil

Até agora a secretaria de saúde do Brejo da Madre de Deus não regularizou a entrega dos medicamentos de Plácido e a multa já estaria em 300 mil reais.

O paciente entrou na justiça com uma ação contra a prefeitura do Brejo da Madre de Deus, porque não esta recebendo seu medicamento, obrigatório por lei, e a Dra. Maria Adelaide, Juíza do Brejo deu ganho de causa ao paciente.

Como a prefeitura não cumpriu com a determinação judicial, esta sendo multada por cada dia de atraso e a conta esta grande, quase 300 mil reais, segundo Plácido.

Na próxima sexta feira (20), vence mais um prazo para a entrega da insulina ao reclamante e o mesmo está sem esperança em receber.

O pior é que um dia a prefeitura terá que pagar esta multa e a despesa, nós sabemos, será paga pelo povo e possivelmente o Doutor não estará mais na prefeitura, ficando mais uma conta para Roberto Asfora pagar.


SEGUNDA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2012

Artistas concluem trabalhos de captação de imagens em Nova Jerusalém

Após dois meses no processo de criação e elaboração de roteiros e de uma semana de captação de imagens em Nova Jerusalém, foram concluídos neste fim de semana os trabalhos para a campanha publicitária da Paixão de Cristo, que acontece de 30 de março a 7 de abril. No ano passado foram produzidos três filmes, com as temáticas da agonia, o caminho e a crucificação.
“Este ano também estão sendo feitas mais três peças. Este a temática será sobre a traição de Judas. Produziremos um vídeo para mostrar ao publico a grandiosidade de Nova Jerusalém e por fim, no terceiro vídeo abordaremos a temática da paz, com imagens do ator pernambucano, José Barbosa” informou o diretor Paulo de Tarso, que assina a criação dos vt’s.

A partir da quarta-feira de cinzas os filmes serão veiculados pela Rede Globo em todo o Norte/Nordeste, num total de 1.200 chamadas. Além do cross mídia em emissoras de rádio e jornais.
 

Carga Pesada volta a transmitir futebol

Depois de três anos ausente dos estádios de futebol, Carga Pesada voltou neste domingo a transmitir o Campeonato Pernambucano pela rede Titulares do Rádio composta por três emissoras, Farol FM, Santa Cruz FM e Surubim AM.

Convidado por Eduardo Aves e Amaury Caiçara para fazer parte desta equipe de Futebol, Carga fez sua reestréia no futebol na tarde de ontem no jogo: Ypiranga 1 X 0 Central, no Estádio Otavio Limeira em Santa Cruz do Capibaribe.

A equipe é formada pelos narradores, Carga Pesada e Wendeu Galdino, Reportagem de Amaury Caiçara e Rildo Pereira, comentários de Jota Oliveira e Ronaldo Bezerra, o plantão esportivo fica a cargo de Junior Cavalcanti e a coordenação é de Eduardo Alves e Geo Caldas

A equipe vai transmitir todos os jogos do Ypiranga e os clássicos no Campeonato Pernambucano.


SEXTA-FEIRA, 13 DE JANEIRO DE 2012

Enquete encerrada: 52% gostariam que o Brejo tivesse 3 candidatos a prefeito na próxima eleição

Durante uma semana fizemos a seguinte pergunta no Estação Notícias: Você acha que o Brejo deveria ter 3 candidatos a prefeito na próxima eleição?

O resultado foi o seguinte:

Sim     (52%)

Não     (47%)

A votação foi apertada, mas o resultado deixa claro que os brejenses gostariam sim de uma 3ª via, mais opções, mais propostas, mais candidatos buscando o melhor para a nossa terra.

A ultima vez que o Brejo teve 3 candidatos a prefeito foi em 1996, quando Santos de Josa saiu como terceira opção. Em 1996 Zé Inácio (PFL) foi eleito com 7.220  votos, Roberto Asfora (PSB) apareceu politicamente pela primeira vez neste ano e obteve 6.270 votos, Santos (PT) obteve 471 votos. A diferença de Zé Inácio para Roberto Asfora em 1996 foi de 950 votos.

No ano 2000, teríamos outra vez 3 candidatos disputando as eleições em Brejo da Madre de Deus, o então desgastado Zé Inácio (PFL) tentando a reeleição, Roberto Asfora (PPS) disputando pela 2º vez e Dr. Edson (PSDB) que tinha rompido com Zé Inácio e seria a terceira opção. Zé Inácio queria Dr. Edson como vice, mas o Dr. queria sair candidato a prefeito, esse foi o motivo do rompimento, e como consequencia desta briga, Dr. Edson não pode sair candidato neste ano, comenta-se que a pedido de Zé Inácio, o deputado federal Bruno Araújo, então presidente Nacional do PSDB, não permitiu a candidatura de Edson, revoltado, o Dr. apoiou Asfora que venceu a eleição com 8.523 votos, Zé Inácio obteve 6.378. Em 2000 a diferença de votos entre Roberto Asfora e Zé Inácio foi de 2.145 votos.

Já em 2004 apenas 2 candidatos disputaram a eleição em Brejo, Roberto Asfora (PMDB) foi para a reeleição e desta vez enfrentou Dr. Edson Sousa (PTB). Roberto conseguiu ser reeleito com 10.037 votos, Dr. Edson teve 8.057 votos , uma diferença de 1.980 votos em 2004.

Na eleição de 2008 Roberto Asfora tinha que fazer um sucessor, o escolhido foi Alexandre Asfora que juntamente com Fátima Sales não agradaram a maioria dos eleitores, resultado, Dr. Edson (PTB) foi eleito com 10.545, Alexandre Asfora (PPS) teve 10.015, a diferença foi de apenas 530 votos.

Em 2012 a chance de 3 candidatos disputarem a eleição por enquanto é mínima, mas existe. Muita coisa ainda vai acontecer no cenário político em Brejo da Madre de Deus, o ano está apenas começando, mas nos bastidores da política, o clima já está esquentando.


Birinha e Manezinho falaram da São Silvestre

Dois brejenses participaram da corrida de São Silvestre realizada em são Paulo no dia 31 de dezembro do ano passado. Birinha e Manezinho deram entrevista no Programa Mistura de ritmos na Colinas FM,  na manhã desta sexta feira (13), e contaram da emoção e a experiência de correr a São Silvestre.
 
“É muita emoção, eu me arrepiei todo, em São Paulo as pessoas incentivam muito, a recepção foi maravilhosa. Só um probleminha aconteceu, faltando 10 km para o final da prova, um maluco alcoolizado esbarrou em mim, eu fiquei machucado e terminei a corrida no sacrifício. Minha categoria foi de 40 a 44 anos e minha colocação foi 630, terminei o percurso em 1 hora e 20 minutos. Estou satisfeito, quero agradecer as pessoas que nos ajudaram e agora vou me preparar ainda mais para em breve voltar a São Silvestre se Deus quiser”, contou o veterano Birinha.
 
“Eu ainda estou maravilhado com tudo o que vivenciamos na São Silvestre, correr com mais de 25 mil pessoas é muito emocionante. No começo eu senti um pouco de dificuldade, mas logo me adaptei e terminei em 1 hora e 12 minutos, minha categoria foi de 30 a 34 anos e fiquei na colocação de numero 292. Também vou continuar me preparando e se der tudo certo estarei lá para correr neste ano Deus quiser” falou Manezinho.
 

Molhos em recipiente de plástico estão proibidos em Caruaru

Entra em vigor no município de Caruaru, Agreste de Pernambuco a lei municipal 5.122 de 2011, que proíbe a estabelecimentos como lanchonetes e bares oferecer molhos em dépositos de plástico. Produtos como maionese, catchup e mostarde devem ser servidos em saches. 

Neste momento a cidade vive uma etapa educativa, onde 10 inspetores estão trabalhando com a orientação, mas no final deste prazo os estabelecimentos que descumprirem a medida serão penalizados.

Do NE 10

Aprenda a identificar e prevenir as doenças mais comuns do verão

Olá comunidade virtual, vamos iniciar um quadro de informações no que se diz respeito ao bem estar de nossa comunidade, inicialmente como estamos no verão vamos falar de algumas doenças que tornam-se mais frequentes, devido às características próprias desta estação.
Exposição prolongada ao sol, também consumo de alimentos em locais de lazer, exposição a aglomerados de pessoas e vários outros fatores de risco são mais comuns no verão e exigem cuidados para prevenir doenças e garantir que a diversão não acabe mais cedo.
Considerando que somos um município rico em turismo e cheio de piscinas e clubes espalhados nos quatro recantos é necessário ficarmos alertas para essas informações. Boa leitura.
Pano branco ou pitiríase versicolor
Essa micose é muito comum em climas tropicais. O causador dela é o fungo Ptyrosporum ovale, que existe normalmente no meio ambiente, mas que só causará problemas de saúde se tiver condições adequadas para isso. O pano branco só aparece quando a pessoa está com baixa imunidade, e quando o fungo se encontra em um ambiente úmido e de bastante calor.
Os sintomas são manchas brancas na pele, mas em alguns casos as manchas podem ser castanhas ou avermelhadas.
Desidratação
O risco de ter uma desidratação é maior no verão, pois nessa estação do ano transpiramos mais e existem mais chances de se comer uma comida estragada por má conservação.
A desidratação se caracteriza pela perda de líquidos e sais minerais do corpo. Quando o organismo está funcionando normalmente perde-se em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina e fezes, seja pelo suor ou pela respiração. Essa perda pode se tornar excessiva por vários motivos. O simples aumento da transpiração ou uma intoxicação alimentar podem ser fatores determinantes na hora de se ficar doente.
Uma pessoa desidratada fica com sede, com a boca e mucosas secas, olhos ressecados e fica muito tempo sem urinar. Existem algumas coisas que você pode fazer para prevenir a desidratação, como usar roupas leves, ingerir constante mente líquidos, não comer alimentos que tenham ficado muito tempo fora da geladeira, por exemplo, e sempre preferir ficar em lugares arejados e frescos.
Na próxima semana teremos mais sobre doenças mais frequentes no verão. Um abraço e até outra edição do Estação Noticias.
Por: José Ademilson da Silva Raposo
Técnico de Enfermagem: Coren 512355

Adolescente desaparecida em Caruaru

Está desaparecida desde a manhã desta quinta-feira (12), a estudante Maysa Isabele, 16 anos, que mora no bairro Riachão em Caruaru.

Segundo familiares a menor foi flagrada pela mãe com um namorando, por isso a mãe resolveu cortar da menor o acesso á internet, e confiscou o telefone celular, o que revoltou a adolescente que saiu de casa e até agora ninguém sabe do seu paradeiro.

Se você sabe onde ela está, por favor, informe através dos telefones 9150-0343 ou 9195-9540.
Ajude uma mãe desesperada!